Volkswagen apresenta elétrico I.D.

Volkswagen apresenta elétrico I.D.

Diesel é coisa do passado. O negócio da Volkswagen agora é apostar em carros elétricos. Isso ficou claro pela apresentação da marca no Salão de Paris, que teve seu dia para a imprensa hoje,29 de setembro. O evento marcou a revelação do I.D., lançamento totalmente elétrico da VW feito sobre uma nova plataforma que dará origem a uma gama de carros que não consumirá uma só gota de combustível fóssil. Mais do que isso, o subcompacto é o primeiro modelo na história da alemã a vir preparado para direção autônoma. Por enquanto, ele é apenas um protótipo, mas sua versão para venda chega às lojas da Europa já em 2020.

Os executivos da empresa já haviam falado que o I.D. seria o "novo Fusca". Claro que a própria Volks já usou essa definição para vários outros carros nos últimos anos (inclusive para o próprio Fusca, relançado com muito alarde e pouco efeito). Mas pela primeira vez isso parece próximo da verdade, já que o novo conceito pode se tornar uma referência de solução automotiva para os novos tempos.

E o compromisso parece ser sério. Por isso mesmo a meta da Volkswagen é tão ousada: vender um milhão de carros elétricos até 2025.

O motor do I.D. é totalmente elétrico e entrega uma potência de 125 kW, o equivalente a 170 cavalos e a autonomia de sua bateria de íon-lítio carregada é de 400 a 600 quilômetros. No modo de carga rápida, 80% da bateria pode ser abastecida em 30 minutos. Segundo a marca, o compacto leva menos de 8 segundos para chegar aos 100 km/h e sua velocidade máxima é de 160 km/h. Mas você pode esperar por mais opções de motores quando a versão de produção chegar.

A plataforma utilizada para a construção do carro é a MEB, sigla de Modularer Elektrifizierungsbaukasten, que não é um erro de digitação, significa kit de motorização elétrica modular. O foco da nova arquitetura foi a praticidade aliada à conectividade. Na prática isso significa um carro curto, mas com boa distância entre os eixos e preparado para para conversar com celulares, computadores e até mesmo outros carros.

O I.D. mede 4,100 metros de comprimento, 1,800 metro de largura e 1,53 metro de altura. Isso o faz ser menor que o Golf, porém sua distância entre os eixos de 2,750 metros é quase a mesma do Passat. A VW afirma que o ângulo de curva do compacto é de apenas 9,9 metros, o que deve facilitar muito nas manobras em estacionamentos apertados e ruas estreitas. O porta-malas tem capacidade máxima de 960 litros, com os bancos traseiros rebatidos (a marca não divulgou a capacidade com a configuração normal).

A bateria de íon-lítio fica armazenada no assoalho do I.D., com distribuição de peso priorizando o eixo traseiro. É também na traseira que atua a suspensção multilink que atua em conjunto com uma subestrutura e uma unidade de tração já integrada.

Fonte: Revista Auto Esporte

2016-09-29