Audi vai estrear comunicação entre carro e gerenciamento de tráfego em 2017

Audi vai estrear comunicação entre carro e gerenciamento de tráfego em 2017

A Audi e autoridades de diversos governos estão trabalhando para implementar em breve a tecnologia V2I, que é a comunicação entre veículo e infraestrutura, que no caso é o sistema de gerenciamento de tráfego de cidades e estradas.

A tecnologia permite que o carro da Audi tenha acesso ao gerenciamento do trânsito nas cidades e assim receba antecipadamente as informações referentes ao tráfego nas vias e funcionamento dos semáforos, incluindo – se necessário – uma contagem regressiva para abertura do sinal.

Essa tecnologia V2I permite que o controle de cruzeiro adaptativo e o navegador GPS possam trabalhar de acordo com o trânsito. Assim, é possível ao sistema do veículo manter uma velocidade adequada e dentro dos limites para evitar paradas em semáforos fechados ou congestionamentos.

Tanto a V2I quanto a V2V (veículo-veículo) permitirão no futuro um melhor deslocamento dentro das cidades e redução drástica nos congestionamentos e acidentes. A estimativa é que 600 mil colisões e mil mortes ao ano sejam evitadas com o uso dessas duas tecnologias. O primeiro modelo a ser equipado com V2I será o Q7 em 2017, tendo um alerta de semáforo.

Fonte: Notícias Automotivas

2016-08-16