Kia confirma Seltos como nome do novo SUV compacto global.

Kia confirma Seltos como nome do novo SUV compacto global.

A Kia Motors confirmou o nome do novo SUV compacto global, que será chamado Seltos em diversos mercados. Conhecido anteriormente como SP, quando surgiu em forma de conceito na Índia, o crossover deverá estrear no mercado local, mas tendo sido visto em gravações de comercial nos EUA, parece que seguirá o mesmo caminho do Hyundai Venue.

Pelo que se sabe, o Kia Seltos será fabricado na Índia, mas como pelo jeito chegará ao mercado americano, sua origem nesse caso deverá ser mesmo sul-coreana. Isso também permite que o mesmo alcance o mercado brasileiro, uma vez que fabricação no México está fora de cogitação.

O Kia Seltos leva o nome do personagem da mitologia grega, Celtos, filho de Hércules. A marca decidiu mudar a primeira letra para “S”, a fim de expressar velocidade e esportividade. Também, da mesma forma, segue os nomes globais de SUVs do fabricante, como Sportage e Sorento.

Com visual bem elaborado, o Kia Seltos chamará atenção pelos faróis full LED com luzes diurnas em LED logo abaixo das lentes principais. A grade ‘Tiger Nose’ é bem estilizada, enquanto o para-choque tem faróis de neblina em LED com posição vertical.

Tendo teto reto e colunas A quase retas, o Kia Seltos lembra bastante o Nissan Kicks, apresentando ainda colunas C estilizadas com terminação de frisos cromados, bem como pintura em dois tons e vigias laterais. As lanternas em LED possuem feixes individuais e barra cromada que sustenta pequenas luzes de ré.

O Kia Seltos terá motores T-GDi, provavelmente Kappa 1.0 com 120 cavalos ou 1.4 de 140 cavalos. O crossover ainda deverá contar com propulsor diesel CRDi na Índia e talvez o Nu 2.0 de 150 cavalos nos EUA, utilizando a mesma caixa automática IVT (CVT).

Ainda sem medidas reveladas, o Kia Seltos confunde com suas linhas, sendo que alguns fontes falam que ele será menor que o Stonic, já mostrado pelo grupo Gandini no Brasil, que mede 4,14 m. Isso significaria que o crossover é um irmão do Venue, que tem 4,00 m.

No entanto, outros falam que o porte seria entre Stonic e Sportage. Este parece mais provável, já que o SUV terá tração AWD como opção, algo inexistente no pequenino da Hyundai.
Fonte: noticiasautomotivas

2019-06-07