Ford EcoSport 2018 começa a ser produzido na Romênia para atender Europa.

Ford EcoSport 2018 começa a ser produzido na Romênia para atender Europa.

O Ford EcoSport 2018 começou a ser produzido em Craiova, Romênia. O SUV compacto da marca americana agora oficialmente se fixa pela primeira vez no continente após anos de importação da Índia, passando a ganhar mais uma linha de montagem, expandindo assim seus horizontes em nível global.

Feito inicialmente em Camaçari-BA, o Ford EcoSport 2018 agora é feito também na Índia, Tailândia, Rússia e China. A nova posição fabril na Romênia, onde era feita a minivan B-MAX, coloca o utilitário esportivo de projeto brasileiro ao alcance dos mercados do ocidente europeu, bem como do oriente, atendendo 56 mercados do Reino Unido até o Turcomenistão, apesar deste último estar próximo da produção russa. Até a África do Sul será alcançada pela produção romena, substituindo a importação indiana.

Craiova também produz o motor EcoBoost 1.0, bastante premiado na Europa e que aqui equipa somente o New Fiesta. A planta recebeu um bilhão de euros em investimentos a partir de 2008 e agora terá sua capacidade concentrada para ampliação das vendas do Ford EcoSport 2018 em toda a Europa.

Para a Ford, a produção do modelo é estratégica no cenário europeu, pois as vendas de SUVs na região cresceram mais de 30% em 2016 De janeiro a setembro, os emplacamentos desse segmento subiram 27% nos 20 maiores mercados do bloco. Com 4 mil empregados, a planta romena coloca o EcoSport 2018 na disputa por um lugar ao sol na região.

Já com facelift, o Ford EcoSport 2018 recebeu algumas modificações para atuar no velho continente, entre elas a versão ST-Line, com um visual mais agressivo, rodas de liga leve aro 18 polegadas, personalização de diversos itens, entre outros. O SUV compacto tem ainda seis airbags, multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play, sistema de som premium, acabamento em couro, bem como piloto automático, câmera de ré, sensor de ponto cego, 12 cores externas e opção biton, entre outros.

Na mecânica, o destaque é mesmo o motor 1.0 EcoBoost com 100 cv, 125 cv ou 140 cv. Além disso, o EcoSport 2018 ganhou um novo motor diesel da Ford, o 1.5 EcoBlue com 125 cv. Há outra opção diesel 1.5 TDCi com 100 cv. Em alguns casos há opção de câmbio automático de seis marchas e de tração nas quatro rodas. Por lá, o modelo não porta estepe na tampa traseira, podendo ser escolhido um kit de reparos ou mesmo o suporte exterior com estepe.

O Ford EcoSport 2018 ainda não completou seu ciclo de expansão e em breve chegará ao mercado americano, importado da Índia, ampliando assim o lineup doméstico do fabricante de Dearborn. No entanto, por ora, a marca não propõe um produto intermediário entre o SUV brasileiro e o americano Escape, que tem 4,52 m. A próxima geração do pequeno provavelmente terá um aumento importante no entre-eixos e no bagageiro.
Fonte: noticiasautomotivas

2017-10-18